CARTOGRAFIA DOCUMENTAL: FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20473 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1156 "inscrito_id" => 575 "titulo" => "CARTOGRAFIA DOCUMENTAL: FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA" "resumo" => ": A avaliação do ensino-aprendizagem nos cursos de formação docente é ação formativa essencial. O objeto de pesquisa foi constituído pela avaliação do ensino-aprendizagem, uma vez que a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades evidenciando suas aprendizagens e dificuldades. Sendo assim, objetivamos compreender as dimensões avaliativas de ensino aprendizagem na concepção de três cursos de licenciatura ofertados em uma instituição pública no interior do Ceará. A abordagem metodológica desta pesquisa foi qualitativa, com indicações metodológicas pautadas na cartografia que recorreu a pesquisa documental como técnica investigativa. O referencial metodológico basilar constituiu-se pelos escritos de Arredondo (2002), Freitas e Sordi (2009), Minayo (2007), Rolnik (2014), dentre outros. A coleta de informações através de uma investigação documental nos PPC dos cursos, justifica-se na utilização dos projetos pedagógicos como eixos norteadores da formação ofertada aos futuros docentes. Os resultados dessa pesquisa apontam para a necessidade de um trabalho contínuo de formação, que questione as representações de avaliação e aprendizagem, visando à tomada de consciência de suas práticas e fomente meios para a formação de uma cultura que prime por práticas avaliativas, que devem oportunizar os alunos a demonstrar o que sabem além de propor alternativas de mudanças nas estratégias de avaliação da aprendizagem, de ensino, metodologias e recursos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, CARTOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID575_13082016201908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "LOURDES NETA" "autor_email" => "neta.lourdes@uece.br" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20473 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1156 "inscrito_id" => 575 "titulo" => "CARTOGRAFIA DOCUMENTAL: FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA" "resumo" => ": A avaliação do ensino-aprendizagem nos cursos de formação docente é ação formativa essencial. O objeto de pesquisa foi constituído pela avaliação do ensino-aprendizagem, uma vez que a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades evidenciando suas aprendizagens e dificuldades. Sendo assim, objetivamos compreender as dimensões avaliativas de ensino aprendizagem na concepção de três cursos de licenciatura ofertados em uma instituição pública no interior do Ceará. A abordagem metodológica desta pesquisa foi qualitativa, com indicações metodológicas pautadas na cartografia que recorreu a pesquisa documental como técnica investigativa. O referencial metodológico basilar constituiu-se pelos escritos de Arredondo (2002), Freitas e Sordi (2009), Minayo (2007), Rolnik (2014), dentre outros. A coleta de informações através de uma investigação documental nos PPC dos cursos, justifica-se na utilização dos projetos pedagógicos como eixos norteadores da formação ofertada aos futuros docentes. Os resultados dessa pesquisa apontam para a necessidade de um trabalho contínuo de formação, que questione as representações de avaliação e aprendizagem, visando à tomada de consciência de suas práticas e fomente meios para a formação de uma cultura que prime por práticas avaliativas, que devem oportunizar os alunos a demonstrar o que sabem além de propor alternativas de mudanças nas estratégias de avaliação da aprendizagem, de ensino, metodologias e recursos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, CARTOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID575_13082016201908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "LOURDES NETA" "autor_email" => "neta.lourdes@uece.br" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }