O presente artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma ferramenta metodológica nas aulas de química no ensino médio que facilite a aprendizagem dos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula, considerando que o desinteresse dos alunos por essa matéria é significativa. Uma disciplina tão importante, que ajudaria na compreensão de muita das coisas presentes no cotidiano, desde a composição do ar até mesmos na composição dos produtos de limpeza pessoal, presentes no dia a dia desses discentes e eles não sabem como são produzidos. No desenvolvimento dessa pesquisa se utilizou como mecanismo de ferramenta aulas práticas aliada as teóricas, empregando desde materiais específicos de laboratórios, como materiais de baixo custo e/ou matérias reutilizáveis, buscando assim promover um estímulo para o aluno aprender química no ensino médio. A realização dessa pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, com aplicação em campo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, com os alunos das turmas do 1º e 2º ano do curso técnico de Contabilidade, perfazendo um total de 40 (quarenta) alunos.