Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA DOCENTE, DESAFIOS E POSSIBILIDADES Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20646
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 579
    "inscrito_id" => 269
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Inserir a prática interdisciplinar no cotidiano escolar é considerado um dos desafios para a educação ao mesmo tempo em que contempla a construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto em que ele vive. Investigar sobre tal prática poderá contribuir nas discussões acadêmicas sobre as dificuldades e possíveis alternativas de aplicação da metodologia interdisciplinar no cotidiano escolar, como também fortalece a perspectiva da reflexão sobre a prática docente na educação. Desse modo, esse estudo objetiva apresentar os desafios e as possibilidades da interdisciplinaridade na prática docente amplamente discutida na literatura. A metodologia aplicada se deu por levantamento bibliográfico de artigos científicos presentes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Scientific Electronic Library Online (SciELO), literatura que trata do tema e em anais de eventos científicos em educação. Os resultados apontam que a carga horária exaustiva de trabalho, a falta de tempo para o estudo de outras disciplinas e a falta de oferta de capacitações por parte das instituições de ensino foram as principais queixas acerca da efetivação da  prática interdisciplinar. Entretanto, foi percebido que a interdisciplinaridade poderá propiciar maior aquisição de conhecimento teórico-prático por parte do aluno como também promover ao professor uma ação reflexiva sobre sua prática docente com o intuito de superar as barreiras existentes no trabalho interdisciplinar de forma efetiva, promovendo a formação do ser humano, tanto estudante quanto docente, de maneira integral e em sua plenitude."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA DOCENTE, DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID269_04082016093000.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA ANGELICA ALVES GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "ELISA GUEDES"
    "autor_email" => "elisa.guedes80@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20646
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 579
    "inscrito_id" => 269
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Inserir a prática interdisciplinar no cotidiano escolar é considerado um dos desafios para a educação ao mesmo tempo em que contempla a construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto em que ele vive. Investigar sobre tal prática poderá contribuir nas discussões acadêmicas sobre as dificuldades e possíveis alternativas de aplicação da metodologia interdisciplinar no cotidiano escolar, como também fortalece a perspectiva da reflexão sobre a prática docente na educação. Desse modo, esse estudo objetiva apresentar os desafios e as possibilidades da interdisciplinaridade na prática docente amplamente discutida na literatura. A metodologia aplicada se deu por levantamento bibliográfico de artigos científicos presentes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Scientific Electronic Library Online (SciELO), literatura que trata do tema e em anais de eventos científicos em educação. Os resultados apontam que a carga horária exaustiva de trabalho, a falta de tempo para o estudo de outras disciplinas e a falta de oferta de capacitações por parte das instituições de ensino foram as principais queixas acerca da efetivação da  prática interdisciplinar. Entretanto, foi percebido que a interdisciplinaridade poderá propiciar maior aquisição de conhecimento teórico-prático por parte do aluno como também promover ao professor uma ação reflexiva sobre sua prática docente com o intuito de superar as barreiras existentes no trabalho interdisciplinar de forma efetiva, promovendo a formação do ser humano, tanto estudante quanto docente, de maneira integral e em sua plenitude."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA DOCENTE, DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID269_04082016093000.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA ANGELICA ALVES GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "ELISA GUEDES"
    "autor_email" => "elisa.guedes80@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Inserir a prática interdisciplinar no cotidiano escolar é considerado um dos desafios para a educação ao mesmo tempo em que contempla a construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto em que ele vive. Investigar sobre tal prática poderá contribuir nas discussões acadêmicas sobre as dificuldades e possíveis alternativas de aplicação da metodologia interdisciplinar no cotidiano escolar, como também fortalece a perspectiva da reflexão sobre a prática docente na educação. Desse modo, esse estudo objetiva apresentar os desafios e as possibilidades da interdisciplinaridade na prática docente amplamente discutida na literatura. A metodologia aplicada se deu por levantamento bibliográfico de artigos científicos presentes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Scientific Electronic Library Online (SciELO), literatura que trata do tema e em anais de eventos científicos em educação. Os resultados apontam que a carga horária exaustiva de trabalho, a falta de tempo para o estudo de outras disciplinas e a falta de oferta de capacitações por parte das instituições de ensino foram as principais queixas acerca da efetivação da prática interdisciplinar. Entretanto, foi percebido que a interdisciplinaridade poderá propiciar maior aquisição de conhecimento teórico-prático por parte do aluno como também promover ao professor uma ação reflexiva sobre sua prática docente com o intuito de superar as barreiras existentes no trabalho interdisciplinar de forma efetiva, promovendo a formação do ser humano, tanto estudante quanto docente, de maneira integral e em sua plenitude.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.