Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROVA DO ENEM 2015 E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO BÁSICO ATUALMENTE

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Ao pensarmos em Educação hoje aqui no Brasil é praticamente impossível não se lembrar do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, o qual é ora elogiado, ora criticado. Muitos educadores afirmam que o ENEM revolucionou o ensino de matemática e a forma de selecionar as pessoas para o ingresso na Universidade, outros acabam por criticar, já que os alunos e, especialmente o professor, acabou por tornar-se refém dele, já que todo o seu planejamento, provas, exercícios, etc., acabam por ser baseados na estrutura da prova. Além disso é necessário salientar que os próprios alunos cobram do professor que priorize assuntos que aparecem com mais frequência no exame. Diante dessa problemática e de tanta utilidade que o Exame tem hoje, é necessário nos debruçarmos sobre a prova, bem como o que ela tem implicado na educação brasileira atualmente. Será que a escola, alunos e professores e estão preparados para o formato das questões do ENEM? Como tem sido feita a contextualização? Realmente as questões estão sendo bem contextualizadas? É buscando responder a essas e outras perguntas que surgiu o presente trabalho. Seguindo textos de Brasil (1997), Silva (2005), Soares (2009), INEP (2012), Buffara (2014), analisamos um pouco da história do ensino de matemática do Brasil, tentando analisar os motivos pelos quais a prova foi criada. Depois disso, analisamos três questões da edição 2015 do Exame e os conteúdos mais presentes nas provas do ENEM. Diante disso, analisamos o que isso tem implicado no dia a dia dos professores, livros didáticos e também como tem sido abordado os conteúdos matemáticos em cada questão. Por fim, apontamos algumas pistas de ação que poderiam ser tomadas diante do contexto analisado.

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