As imagens estão presentes nas práticas sociais contemporâneas como elemento fundamental tanto nos modos de produção como de apropriação das representações simbólicas e discursivas. As imagens, bem como o processo da visão e a visualidade, entendida como modo de olhar socializado, é objeto de interesse do campo de estudo da Cultura Visual. Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico realizado no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre os anos de 2010-2015, com a finalidade de conhecer como se pensa a Cultura Visual no âmbito acadêmico brasileiro. Esse levantamento integra-se a um projeto de pesquisa mais amplo, sobre o estado do conhecimento da Cultura Visual no Brasil, no período de 2005-2015, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coleta realizada efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Optou-se pelo termo que denomina o próprio campo como também pelo conceito que o diferencia dos demais campos de estudo, que é o conceito de visualidade. Foram localizados cento e trinta e nove trabalhos que continham os descritores no título, resumo ou palavras-chave de dissertações e teses. Os resultados apontam para um número significativo de trabalhos produzidos em Programas de Pós-graduação nas áreas de Artes, Comunicação, Letras, Educação e História. Quantitativamente destaca-se a área de conhecimento de Artes, com Programa de Pós-graduação localizado na região centro-oeste do País. Esse resultado desloca uma certa tradição das Universidades das regiões sudeste e sul predominarem na produção do conhecimento no Brasil.