Esse trabalho teve como objetivos contribuir para melhorar o ensino e aprendizagem dos conhecimentos relativos aos grupos de animais invertebrados e vertebrados enfatizando sua importância evolutiva e taxonômica, despertando o senso crítico reflexivo dos discentes em relação a biodiversidade e importância dos animais dentro do ecossistema. As atividades foram realizadas com turmas do ensino fundamental II e do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Maia Neto. Inicialmente foi realizado um diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos por meio de questões problematizadoras e contextualizadas, seguidas de rodas de conversas, e de exposição de materiais biológicos em tendas zoológicas com representantes de cada grupo de animais. Após esse momento, os alunos participaram da dinâmica de organização e encadeamento das ideias para representação de uma teia alimentar enfatizando a importância do fluxo de energia no ecossistema. Durante todas as etapas percebemos que a curiosidade, interesse, e a motivação dos alunos foram aguçadas, fomentando a intensificação da aprendizagem sobre a temática. Diante disto, inferimos que a utilização de metodologias como estas são válidas, e podem ser ligadas respectivamente ao ensino de zoologia, sendo eficaz e contribuindo de maneira significativa dentro do ensino de ciências e biologia na educação básica.