As cadeiras universitárias, paulatinamente, estão sendo ocupadas por estudantes das camadas populares, um fenômeno recente no qual debruçaram-se muitos teóricos. Como apontam os estudos de Almeida (2007), Borges & Carnielli (2005), Ferreira (2013; 2014), Sousa e Silva (2003), Paivandi (2014; 2015), Piotto (2011) e Zago (2005) é crucial compreender não apenas o ingresso e evasão, mas como dão-se as vivências acadêmicas desses estudantes oriundos das camadas populares. O presente estudo, ainda em andamento no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN), tem como principal objetivo analisar a condição do estudante de origem popular em sua permanência na universidade, focando no processo de socialização e sociabilidade estudantil. Nosso campo de pesquisa é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e os atores pesquisados são estudantes populares de cursos das áreas de Humanas (Ciências Sociais e Direito), Biomédica (Ciências Biológicas e Odontologia) e Tecnológicas (Matemática e Engenharia Civil). Na primeira etapa da pesquisa, em conjunto com a etnografia dos meio ambientes dos pesquisados na UFRN, aplicamos um questionário em turmas a partir do terceiro período. Após coleta de dados, num segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco representantes dentre as graduação delimitadas. Nesse trabalho apontaremos alguns vislumbres de nossa pesquisa, tecendo uma rede com os três fios: o olhar pesquisador, à luz dos autores e a voz dos sujeitos, a fim de identificar as trajetórias escolares em suas cargas simbólicas e as práticas sociais cotidianas dos discentes.