A leitura é considerada como um mecanismo de compreensão do pensamento humano, não limitando-se apenas à decifração e decodificação de sinais gráficos, mas como um instrumento mediador na construção do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo conhecer os hábitos de leitura e a relevância da prática de ler para a construção do conhecimento na realidade dos alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública em Floriano/PI. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e quantitativa, ou seja, um método misto, para atender não apenas a análise interpretativa dos fenômenos obtidos, mas, apresentar e discutir os dados quantitativos, numéricos, que a compõem. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, observação in loco, e como instrumento de coleta de dados, a aplicação de um questionário semiestruturado a 34 (trinta e quatro) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Floriano/PI. Como resultados, vimos que a leitura é uma importante ferramenta capaz de promover um crescimento intelectual e desenvolvimento de habilidades que irão preparar os alunos para a vida social e acadêmica, porém, muitos alunos da escola campo de pesquisa não têm o hábito da leitura, ainda não despertaram o senso sobre a importância dessa prática para a sua vida acadêmica e pessoal. Entendemos que, embora, considerando os incentivos de familiares e professores para o ato de ler, tornam-se necessárias algumas intervenções por parte da escola, como: oficinas de leitura, visitas à bibliotecas, desenvolvimento de projetos envolvendo a prática da leitura.