O presente trabalho teve como maior objetivo mostrar a contribuição da Educação infantil na formação integral dos educandos, e apresentar de forma mais específica fundamentos básicos que contribuem e facilitam a formação integral dos educandos para o exercício da cidadania. O contagiante da pesquisa é a quebra de paradigmas sobre este nível de ensino, e como o papel do educador é imprescindível, sendo ele bem planejado, objetivo, lúdico, dinâmico, criativo, e que sempre favoreça a aprendizagem integral dos educandos. Para realizar a pesquisa foi necessário o suporte teórico de vários pesquisadores, dentre estes: Freire (1996, 1999), Vigotsky (2000, 2003), Piaget (1972,1996), Hermida (2007).Além da pesquisa bibliográfica teórica, o artigo foi ilustrado e reforçado com um projeto educativo, através de um grupo focal, que apresentou numa escola particular do município de Aracati, para que os dados fossem coletados foram feitas entrevistas semiestruturadas com os participantes: professor, alunos e responsáveis. Para tanto, espera-se que o resultado da pesquisa contribua para a disseminação de saberes entre educadores e demais leitores interessados.