A CONTRIBUIÇÃO DA ESPIRITUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19714 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 588 "inscrito_id" => 3588 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ESPIRITUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O presente estudo pretende refletir sobre a contribuição da espiritualidade para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tendo como aporte teórico Ferdinando Röhr em sua obra “Educação e Espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação”. Apresenta as cinco dimensões básicas: física, sensorial, emocional, mental (imanentes) e espiritual (transcendente) e demonstra como as mesmas estão interligadas e desta forma, se influenciam mutuamente numa visão multidimensional e indivisível do ser humano em seus aspectos físicos, psíquicos e espirituais. Destarte, aponta para a compreensão destas dimensões básicas e propõe estabelecer relação com o cotidiano em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos como condição fundamental para se inaugurar uma nova meta educacional pautada na formação integral do ser humano. Reflete também sobre a necessidade do professor orientar sua tarefa educacional numa perspectiva de reconhecer a multidimensionalidade de seus alunos enquanto seres integrais, de forma a produzir uma aprendizagem significativa, responsável e comprometida com o bem estar individual e coletivo do aluno tanto em relação a si mesmo, quanto na sua relação com seus pares, como também na competência de se desenvolver uma consciência crítica e pensante empoderada na condição de agente de transformação do ambiente ao qual se está inserido socialmente. Este estudo ainda destaca a importância da dimensão espiritual enquanto dimensão sutil que perpassa todas as demais entrelaçando as realidades imanentes e transcendente do ser humano. Por fim, suscita o professor para o fortalecimento do compromisso ético em sua prática diuturna voltada para a humanização dos educandos e para o desenvolvimento constante e perene de sua própria integralidade \r\n PALAVRAS-CHAVE: Educação. Espiritualidade. Prática pedagógica. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESPIRITUALIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID3588_04082016151000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SOARES LOUREIRO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anarodrigueseducadora@gma" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL HUGO MOURA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19714 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 588 "inscrito_id" => 3588 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ESPIRITUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O presente estudo pretende refletir sobre a contribuição da espiritualidade para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tendo como aporte teórico Ferdinando Röhr em sua obra “Educação e Espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação”. Apresenta as cinco dimensões básicas: física, sensorial, emocional, mental (imanentes) e espiritual (transcendente) e demonstra como as mesmas estão interligadas e desta forma, se influenciam mutuamente numa visão multidimensional e indivisível do ser humano em seus aspectos físicos, psíquicos e espirituais. Destarte, aponta para a compreensão destas dimensões básicas e propõe estabelecer relação com o cotidiano em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos como condição fundamental para se inaugurar uma nova meta educacional pautada na formação integral do ser humano. Reflete também sobre a necessidade do professor orientar sua tarefa educacional numa perspectiva de reconhecer a multidimensionalidade de seus alunos enquanto seres integrais, de forma a produzir uma aprendizagem significativa, responsável e comprometida com o bem estar individual e coletivo do aluno tanto em relação a si mesmo, quanto na sua relação com seus pares, como também na competência de se desenvolver uma consciência crítica e pensante empoderada na condição de agente de transformação do ambiente ao qual se está inserido socialmente. Este estudo ainda destaca a importância da dimensão espiritual enquanto dimensão sutil que perpassa todas as demais entrelaçando as realidades imanentes e transcendente do ser humano. Por fim, suscita o professor para o fortalecimento do compromisso ético em sua prática diuturna voltada para a humanização dos educandos e para o desenvolvimento constante e perene de sua própria integralidade \r\n PALAVRAS-CHAVE: Educação. Espiritualidade. Prática pedagógica. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESPIRITUALIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID3588_04082016151000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SOARES LOUREIRO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anarodrigueseducadora@gma" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL HUGO MOURA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }