A educação em saúde é um campo de prática do setor saúde, relacionado diretamente com a criação de vínculos e construção coletiva de saberes entre a equipe multiprofissional e a comunidade, considerando os contextos sociais, econômicos e culturais de cada território. Neste enfoque, a Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta-se como redesenho do modelo assistencial, em que todo cidadão tem o direito de ser cuidado integralmente por uma equipe multiprofissional, sendo também produtor de corresponsabilidades com o serviço. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de profissionais da ESF a respeito da educação em saúde e sua efetivação na prática cotidiana, no município de Areia (PB). A pesquisa foi transversal de abordagem qualitativa descritiva, utilizando-se o método de Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas individuais com os profissionais atuantes numa ESF específica. A partir dos dados abstraíram-se linhas para discussão: caracterização dos profissionais; sentimentos relacionados ao trabalho; percepções sobre educação em saúde. Observou-se que os sujeitos estão satisfeitos com suas atuações profissionais, enxergando a educação em saúde, como ferramenta transformadora para a promoção da saúde e instrumento engajador e da equipe, contudo, sua efetivação prática no serviço, ainda é dificultada por uma soma de fatores. Espera-se, que esta pesquisa gere reflexão crítica a respeito da temática dentro dos processos de trabalho observados nos serviços de Atenção Básica, possibilitando que relações dialógicas e de valorização do saber popular, reformulem práticas e ações, tornando-as universais, integrais e equânimes diante da realidade de cada território.