Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ENFOQUE SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUA EFETIVAÇÃO PRÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, ATUAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) AT-07: SAÚDE COLETIVA
"2016-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19159
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 591
    "inscrito_id" => 1208
    "titulo" => "ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ENFOQUE SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUA EFETIVAÇÃO PRÁTICA"
    "resumo" => "A educação em saúde é um campo de prática do setor saúde, relacionado diretamente com a criação de vínculos e construção coletiva de saberes entre a equipe multiprofissional e a comunidade, considerando os contextos sociais, econômicos e culturais de cada território. Neste enfoque, a Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta-se como redesenho do modelo assistencial, em que todo cidadão tem o direito de ser cuidado integralmente por uma equipe multiprofissional, sendo também produtor de corresponsabilidades com o serviço. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de profissionais da ESF a respeito da educação em saúde e sua efetivação na prática cotidiana, no município de Areia (PB). A pesquisa foi transversal de abordagem qualitativa descritiva, utilizando-se o método de Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas individuais com os profissionais atuantes numa ESF específica. A partir dos dados abstraíram-se linhas para discussão: caracterização dos profissionais; sentimentos relacionados ao trabalho; percepções sobre educação em saúde. Observou-se que os sujeitos estão satisfeitos com suas atuações profissionais, enxergando a educação em saúde, como ferramenta transformadora para a promoção da saúde e instrumento engajador e da equipe, contudo, sua efetivação prática no serviço, ainda é dificultada por uma soma de fatores. Espera-se, que esta pesquisa gere reflexão crítica a respeito da temática dentro dos processos de trabalho observados nos serviços de Atenção Básica, possibilitando que relações dialógicas e de valorização do saber popular, reformulem práticas e ações, tornando-as universais, integrais e equânimes diante da realidade de cada território."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-07: SAÚDE COLETIVA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, ATUAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA7_ID1208_30052016091529.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA CARLA FELIZARDO THEOTÔNIO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CARLA"
    "autor_email" => "jessica_felizardo@hotmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19159
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 591
    "inscrito_id" => 1208
    "titulo" => "ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ENFOQUE SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUA EFETIVAÇÃO PRÁTICA"
    "resumo" => "A educação em saúde é um campo de prática do setor saúde, relacionado diretamente com a criação de vínculos e construção coletiva de saberes entre a equipe multiprofissional e a comunidade, considerando os contextos sociais, econômicos e culturais de cada território. Neste enfoque, a Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta-se como redesenho do modelo assistencial, em que todo cidadão tem o direito de ser cuidado integralmente por uma equipe multiprofissional, sendo também produtor de corresponsabilidades com o serviço. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de profissionais da ESF a respeito da educação em saúde e sua efetivação na prática cotidiana, no município de Areia (PB). A pesquisa foi transversal de abordagem qualitativa descritiva, utilizando-se o método de Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas individuais com os profissionais atuantes numa ESF específica. A partir dos dados abstraíram-se linhas para discussão: caracterização dos profissionais; sentimentos relacionados ao trabalho; percepções sobre educação em saúde. Observou-se que os sujeitos estão satisfeitos com suas atuações profissionais, enxergando a educação em saúde, como ferramenta transformadora para a promoção da saúde e instrumento engajador e da equipe, contudo, sua efetivação prática no serviço, ainda é dificultada por uma soma de fatores. Espera-se, que esta pesquisa gere reflexão crítica a respeito da temática dentro dos processos de trabalho observados nos serviços de Atenção Básica, possibilitando que relações dialógicas e de valorização do saber popular, reformulem práticas e ações, tornando-as universais, integrais e equânimes diante da realidade de cada território."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-07: SAÚDE COLETIVA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, ATUAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA7_ID1208_30052016091529.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA CARLA FELIZARDO THEOTÔNIO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CARLA"
    "autor_email" => "jessica_felizardo@hotmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

A educação em saúde é um campo de prática do setor saúde, relacionado diretamente com a criação de vínculos e construção coletiva de saberes entre a equipe multiprofissional e a comunidade, considerando os contextos sociais, econômicos e culturais de cada território. Neste enfoque, a Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta-se como redesenho do modelo assistencial, em que todo cidadão tem o direito de ser cuidado integralmente por uma equipe multiprofissional, sendo também produtor de corresponsabilidades com o serviço. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de profissionais da ESF a respeito da educação em saúde e sua efetivação na prática cotidiana, no município de Areia (PB). A pesquisa foi transversal de abordagem qualitativa descritiva, utilizando-se o método de Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas individuais com os profissionais atuantes numa ESF específica. A partir dos dados abstraíram-se linhas para discussão: caracterização dos profissionais; sentimentos relacionados ao trabalho; percepções sobre educação em saúde. Observou-se que os sujeitos estão satisfeitos com suas atuações profissionais, enxergando a educação em saúde, como ferramenta transformadora para a promoção da saúde e instrumento engajador e da equipe, contudo, sua efetivação prática no serviço, ainda é dificultada por uma soma de fatores. Espera-se, que esta pesquisa gere reflexão crítica a respeito da temática dentro dos processos de trabalho observados nos serviços de Atenção Básica, possibilitando que relações dialógicas e de valorização do saber popular, reformulem práticas e ações, tornando-as universais, integrais e equânimes diante da realidade de cada território.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.