Fisiopatologia da Nutrição é uma disciplina obrigatória da grade curricular do curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande, onde são abordados processos de regulação metabólica, analisando diferentes situações fisiológicas e patológicas, e com isso, objetiva conduzir o aluno a estabelecer condutas dietoterápicas. O conteúdo programático extenso, diante da carga horária disponibilizada à disciplina, dificulta um melhor rendimento por parte dos discentes. Diante disso, objetivou-se a criação de estratégias de ensino-aprendizagem a fim de contribuir para um melhor aprendizado e desempenho dos alunos. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência vivenciada com a produção das “Oficinas de Fisiopatologia” e sua repercussão na aprendizagem dos os alunos, sob orientação da professora responsável. Foram realizadas reuniões para planejamento e elaboração das oficinas, e após correções da professora, organizadas e colocadas em prática. Ao das oficinas, eram entregues atividades referentes aos conteúdos abordados, e ao final do semestre letivo, aplicado um questionário para levantar informações sobre as estratégias desenvolvidas e resultados alcançados As “Oficinas de Fisiopatologia” proporcionaram um melhor aprendizado, por meio de uma abordagem lúdica e científica; com direto dos alunos e monitores, envolvendo troca de conhecimento, discussões e melhor formação frente à identificação de casos clínicos contextualizados. Foi observada uma boa receptividade por parte dos alunos, demonstrada pela assiduidade, participação, entusiasmo e motivação ao longo das atividades propostas. A estratégia lúdico-pedagógica de ensino-aprendizagem foi eficaz e bem aceita pelos alunos assistidos, contribuindo para um maior interesse pelos assuntos abordados e, consequentemente, melhor rendimento e formação.