Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

UMA ANÁLISE TEÓRICO-EMPÍRICA DA CATEGORIA PARENTALIDADE E DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO FAMILIAR DAS CAMADAS POPULARES

Palavra-chaves: PARENTALIDADE, ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS, VALORES, METAS, METAS Comunicação Oral (CO) Famílias e parentalidades
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Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

Este artigo apresenta uma análise à luz da Teoria Ecológico-Sistêmica da categoria parentalidade e das estratégias educativas estabelecidas no contexto familiar da camada popular. Os conceitos de valores, metas e práticas educativas foram escrutinados com a finalidade de descrever e perscrutar as interconexões destes no processo educativo a partir de uma pesquisa empírica realizada junto a pessoas de baixa renda. Partimos do pressuposto de que a maneira de pensar e a maneira de instigar o desenvolvimento e a educação das crianças e adolescentes são erigidas na relação com o contexto socioeconômico-cultural no qual as famílias estão inseridas. Inferimos que é fulcral refletir nas idiossincrasias do meio em que vivem as famílias de baixo nível socioeconômico, pois elas reverberam nos parâmetros de interação que são tecidos entre os seus membros.

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