A creche deve ser percebida como um espaço de construção onde as crianças possam ter oportunidade de compreender o mundo que os cerca e encontrar além de proteção, o apoio necessário para sua formação enquanto sujeitos sociais. Dessa forma, se faz necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas livres de padronizações e preconceitos, ofertando aos sujeitos múltiplas possibilidades de expressão. Dentro dessa perspectiva, discutir sobre gênero se faz uma tarefa primordial para a construção do respeito à diversidade já na educação infantil uma vez que as formalizações de masculino e feminino são construções sociais e como tal podem ser trabalhadas com o intuito de desconstruir estereótipos e desenvolver culturas de aceitação e respeito. Nesse sentido, o uso do lúdico se torna aspecto valioso para a compreensão dos papéis sociais na medida em que podem servir como instrumento de conscientização ou de reforço ao binarismo de gênero dependendo da postura didática adotada. Partindo desse entendimento, o presente estudo tem como objetivo perceber como o uso do lúdico formaliza a discussão de gênero na creche municipal Ambrozina Paulina dos Santos localizada na cidade de São Bento – PB. É um estudo que pretende investigar se a prática pedagógica desenvolvida nesta instituição faz uso dos brinquedos como instrumento de formação para a diversidade dos alunos ou se sacraliza as práticas estereotipadas em que meninos e meninas têm espaços rigidamente demarcados.