Na prática docente o planejamento das aulas é essencial para a sistematização do conteúdo e o desenvolvimento da aula, uma das formas de planejamento utilizada é a Sequência Didática (SD) a qual consiste na organização e estruturação dos conteúdos e das atividades propostas pelo professor. Por vezes, o Ensino de Biologia apresenta um caráter, erroneamente, de Ciência pronta e acabada utilizando-se de termos difíceis e práticas de ensino que estimulam apenas a memorização, por esse motivo, é necessário o professor superar essas práticas que dificultam o processo de ensino-aprendizagem elaborando atividades que possibilitem os alunos a compreensão do conteúdo e que os mesmos possam relaciona-los com o seu cotidiano. Através de observações realizadas durante aulas de Biologia de uma escola pública da cidade do Recife, este trabalho objetivou a elaboração de duas SDs as quais constituem como estratégias didáticas que possibilitam a contextualização do conteúdo com o intuito de averiguar a aquisição do conhecimento dos alunos. Estas sequências tiveram como foco os assuntos Divisão Celular e Reino Plantae. Após a aplicação das SDs foi realizada uma verificação da aprendizagem com os alunos e os resultados são revelados adiante.