Foi realizado neste projeto a construção de um blog educativo, o “Curta a Química”, cujo link é curtaaquimica.blogspot.com.br, para atender a necessidade de unir a interatividade e dinamismo do mundo moderno no qual os jovens estão inseridos e a abordagem dos conteúdos químicos de modo a promover uma aprendizagem efetiva, trazendo informações selecionadas de Química, utilizando recursos visuais e sonoros atrativos que estão sendo utilizados pelos alunos do IFPB, campus Campina Grande e por muitas outras pessoas que se interessam pela área. O objetivo do projeto foi à construção, manutenção e atualização de um blog educativo que facilitou o processo de aprendizagem no ensino de Química, inserindo diariamente materiais que promovem a aprendizagem química tais como curiosidades, tira-dúvidas, vídeo-aulas, explicações de assuntos vistos em sala e a divulgação dos materiais de aula, utilizando as redes sociais como aliadas no processo de aprendizagem, diminuindo a barreira entre o estudante e a Química, através da linguagem da Internet. A construção, atualização do blog Curta a Química e a integração do mesmo às redes sociais foi um processo que não gerou despesas, pois não requer a aquisição de materiais, nem a contratação de mão-de-obra específica. Todo o conteúdo postado no blog é sugerido e avaliado previamente pelos professores de Química do Campus, de modo que se garanta a confiabilidade e qualidade do material exposto. O monitoramento dos acessos foi realizado mediante uso das estatísticas do Google Analytics® e da ferramenta de monitoramento Blogger do próprio blog. Além de usar as redes sociais para tirar dúvidas, os estudantes podem sugerir temas a serem discutidos no blog, que não precisam estar ligados a ementa utilizada em sala de aula. Desde a criação do blog verificou-se também o melhor desempenho dos alunos durante as aulas de Química. Os professores registraram maior interesse dos alunos pelos conteúdos, que se apresentavam de forma dinâmica no blog e motivação para participação das atividades propostas, tais como o concurso de vídeos e as enquetes.