SILVA, Aline Dos Santos. Cana-de-açúcar como tema gerador no ensino de química. Anais I CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/17879>. Acesso em: 13/11/2024 09:00
A utilização de temas cotidianos tem se tornado comum frente às propostas educativas para o ensino de ciências com o intuito de dar mais significado aos conceitos vistos na rotina escolar, relacionando-os a uma temática frequente na realidade dos alunos. Além disso, o uso destes temas permite uma abordagem contextualizada dos conhecimentos e sua complexidade é superada pela contribuição das demais áreas de saberes inserindo, pois, a interdisciplinaridade. Logo, através desta perspectiva, compreende-se que o ensino de Química deve ir além das memorizações e aplicações nas provas, e tornar-se para os alunos um meio de obter uma melhor percepção de mundo, contribuindo para o desenvolvimento do caráter crítico, abrangendo os aspectos culturais, humanísticos e éticos. Nesse sentido, esta pesquisa direcionou-se à utilização de instrumentos como ferramentas facilitadoras para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos num âmbito contextualizado, interdisciplinar, ambiental e sustentável através do tema cana-de-açúcar. O projeto foi destinado a trinta e cinco alunos de uma turma do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Nova Floresta – PB e desenvolveu-se por meio da utilização de atividades diversificadas como aulas expositivas, atividades em grupo, confecção e apresentação de painéis, aulas experimentais, produções textuais, produções audiovisuais, produção teatral, discussões após cada atividade realizada e leituras de textos. Todas estas atividades foram apresentadas pelos alunos à comunidade escolar durante a culminância do projeto. Foram aplicados questionários ao início e ao final da pesquisa e verificou-se, por meio destes e das observações realizadas, que o trabalho alcançou os objetivos esperados e contribuiu para o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos propostos, uma vez que houve uma melhoria no rendimento quantitativo, mas principalmente, qualitativo dos alunos. As atividades utilizadas promoveram maior interação e participação dos alunos, o que tornou o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e motivador auxiliando, ainda, para elevar o interesse dos discentes pela química.