CANA-DE-AÇÚCAR COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17879 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 490 "inscrito_id" => 2289 "titulo" => "CANA-DE-AÇÚCAR COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A utilização de temas cotidianos tem se tornado comum frente às propostas educativas para o ensino de ciências com o intuito de dar mais significado aos conceitos vistos na rotina escolar, relacionando-os a uma temática frequente na realidade dos alunos. Além disso, o uso destes temas permite uma abordagem contextualizada dos conhecimentos e sua complexidade é superada pela contribuição das demais áreas de saberes inserindo, pois, a interdisciplinaridade. Logo, através desta perspectiva, compreende-se que o ensino de Química deve ir além das memorizações e aplicações nas provas, e tornar-se para os alunos um meio de obter uma melhor percepção de mundo, contribuindo para o desenvolvimento do caráter crítico, abrangendo os aspectos culturais, humanísticos e éticos. Nesse sentido, esta pesquisa direcionou-se à utilização de instrumentos como ferramentas facilitadoras para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos num âmbito contextualizado, interdisciplinar, ambiental e sustentável através do tema cana-de-açúcar. O projeto foi destinado a trinta e cinco alunos de uma turma do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Nova Floresta – PB e desenvolveu-se por meio da utilização de atividades diversificadas como aulas expositivas, atividades em grupo, confecção e apresentação de painéis, aulas experimentais, produções textuais, produções audiovisuais, produção teatral, discussões após cada atividade realizada e leituras de textos. Todas estas atividades foram apresentadas pelos alunos à comunidade escolar durante a culminância do projeto. Foram aplicados questionários ao início e ao final da pesquisa e verificou-se, por meio destes e das observações realizadas, que o trabalho alcançou os objetivos esperados e contribuiu para o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos propostos, uma vez que houve uma melhoria no rendimento quantitativo, mas principalmente, qualitativo dos alunos. As atividades utilizadas promoveram maior interação e participação dos alunos, o que tornou o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e motivador auxiliando, ainda, para elevar o interesse dos discentes pela química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID2289_17052016145913.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ALINE SILVA" "autor_email" => "alinne_2012@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17879 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 490 "inscrito_id" => 2289 "titulo" => "CANA-DE-AÇÚCAR COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A utilização de temas cotidianos tem se tornado comum frente às propostas educativas para o ensino de ciências com o intuito de dar mais significado aos conceitos vistos na rotina escolar, relacionando-os a uma temática frequente na realidade dos alunos. Além disso, o uso destes temas permite uma abordagem contextualizada dos conhecimentos e sua complexidade é superada pela contribuição das demais áreas de saberes inserindo, pois, a interdisciplinaridade. Logo, através desta perspectiva, compreende-se que o ensino de Química deve ir além das memorizações e aplicações nas provas, e tornar-se para os alunos um meio de obter uma melhor percepção de mundo, contribuindo para o desenvolvimento do caráter crítico, abrangendo os aspectos culturais, humanísticos e éticos. Nesse sentido, esta pesquisa direcionou-se à utilização de instrumentos como ferramentas facilitadoras para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos num âmbito contextualizado, interdisciplinar, ambiental e sustentável através do tema cana-de-açúcar. O projeto foi destinado a trinta e cinco alunos de uma turma do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Nova Floresta – PB e desenvolveu-se por meio da utilização de atividades diversificadas como aulas expositivas, atividades em grupo, confecção e apresentação de painéis, aulas experimentais, produções textuais, produções audiovisuais, produção teatral, discussões após cada atividade realizada e leituras de textos. Todas estas atividades foram apresentadas pelos alunos à comunidade escolar durante a culminância do projeto. Foram aplicados questionários ao início e ao final da pesquisa e verificou-se, por meio destes e das observações realizadas, que o trabalho alcançou os objetivos esperados e contribuiu para o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos propostos, uma vez que houve uma melhoria no rendimento quantitativo, mas principalmente, qualitativo dos alunos. As atividades utilizadas promoveram maior interação e participação dos alunos, o que tornou o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e motivador auxiliando, ainda, para elevar o interesse dos discentes pela química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID2289_17052016145913.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ALINE SILVA" "autor_email" => "alinne_2012@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }