Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DE REPROVAÇÃO E EVASÃO NAS DISCIPLINAS DE ZOOLOGIA BÁSICA E ZOOLOGIA GERAL

Palavra-chaves: REPROVAÇÃO, EVASÃO, ZOOLOGIA, ENSINO SUPERIOR, ENSINO SUPERIOR Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Consta na Constituição de 1988, artigo 205, “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”, a partir dessa afirmação se pressupõe princípios de igualdade entre as pessoas no acesso à educação. No entanto é visível que nem todos tem acesso a uma educação de qualidade. Para que esse acesso seja garantido é importante que os estudantes permaneçam em seus cursos e consigam concluir as disciplinas adequadamente. A evasão e a reprovação são problemas que afetam diversos cursos nas universidades do país. As causas encontradas foram classificadas em dois fatores: fatores externos à instituição e fatores internos à instituição. Dentre os externos podem ser citados: escolha errada do curso por parte do estudante, perspectivas sócio econômicas da família e dificuldades pessoais dos alunos. Já entre os fatores internos à instituição estão: infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES), corpo docente e assistência sócio educacional. Esses dois problemas são identificados nas disciplinas de Zoologia Geral e Zoologia Básica que são ofertadas pelo departamento de Biologia para os cursos de Zootecnia e Agronomia. Foram escolhidas quatro turmas das disciplinas de Zoologia Básica dos cursos de Zootecnia e Agronomia, de um mesmo semestre para aplicação das atividades teóricas e práticas, com o objetivo de aumentar o aproveitamento e diminuir a reprovação e evasão na disciplina. Cada turma apresentou cerca de 40 alunos. As atividades práticas consistiam de uso de modelos didáticos e as atividades teóricas foram elaboradas em forma de perguntas que deviam ser respondidas de forma discursiva, estimulando os alunos a pesquisarem sobre o tema e escreverem sobre o assunto. Além disso foi também abordado nas atividades a forma que os estudantes poderiam aplicar os conteúdos apresentados em sala de aula em profissões relacionadas aos seus cursos. Desta forma os estudantes poderiam valorizar o conhecimento que estavam tendo acesso, visto que poderiam utilizá-lo no futuro, depois que concluíssem o curso. As turmas em que foi utilizado o método de atividades extras como ferramenta de auxílio nas avaliações não apresentaram reprovação (turmas ZBA3, ZBB3, ZBC3 e ZBD3). As turmas em que o método de atividades extras não foi utilizado, apresentaram índices de reprovação acima de 7,4% a 37,5% em relação ao tamanho da turma, com exceção das turmas ZGA1 e ZBA2. Com essas atividades extras foi observada uma redução nos índices de reprovação nas disciplinas. Através das atividades extras os estudantes tiveram oportunidade de exercitar os conhecimentos assimilados e isso auxiliou na aprendizagem dos conteúdos. Já os índices de evasão apresentaram aumento, possivelmente pela mudança na forma de admissão nos cursos da UFC.

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