Com o objetivo de inovar o processo ensino aprendizagem usando como principal estratégia pedagógica a interdisciplinaridade. A química é aqui apresentada como ferramenta a ser utilizada na aplicação das aulas da componente curricular biologia. Este trabalho foi realizado na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, localizada na cidade de Cuité (PB) e teve como público alvo alunos do 1° e 2° anos do ensino médio a fim de elucidar a relação entre a química e a biologia, sob a ótica dos mesmos. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa desenvolvida em três etapas: um diagnóstico, através de um questionário direcionado ao público alvo dessa proposta, a fim de conhecer o perfil do aluno no ambiente da pesquisa aqui realizada; aplicação de experimentos nas turmas trabalhadas, com o fim de desenvolver e promover estratégias que permitissem ao discente entender a disciplina de biologia quando a química estiver presente, de forma mais compreensível, e perceber que a química está ativamente presente no dia-dia de cada um, e para finalizar, foi aplicado um novo questionário aos discentes, a fim de avaliar se as execuções dos experimentos ministrados contribuíram para uma melhor compreensão dos conteúdos da disciplina de biologia abordados nas aulas. Os resultados obtidos indicam que o professor mediador deve procurar alternativas por meio de práticas, que auxiliem a contextualização da teoria a fim de aperfeiçoar o aprendizado discente.