A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17750 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 683 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA." "resumo" => "Com o objetivo de inovar o processo ensino aprendizagem usando como principal estratégia pedagógica a interdisciplinaridade. A química é aqui apresentada como ferramenta a ser utilizada na aplicação das aulas da componente curricular biologia. Este trabalho foi realizado na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, localizada na cidade de Cuité (PB) e teve como público alvo alunos do 1° e 2° anos do ensino médio a fim de elucidar a relação entre a química e a biologia, sob a ótica dos mesmos. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa desenvolvida em três etapas: um diagnóstico, através de um questionário direcionado ao público alvo dessa proposta, a fim de conhecer o perfil do aluno no ambiente da pesquisa aqui realizada; aplicação de experimentos nas turmas trabalhadas, com o fim de desenvolver e promover estratégias que permitissem ao discente entender a disciplina de biologia quando a química estiver presente, de forma mais compreensível, e perceber que a química está ativamente presente no dia-dia de cada um, e para finalizar, foi aplicado um novo questionário aos discentes, a fim de avaliar se as execuções dos experimentos ministrados contribuíram para uma melhor compreensão dos conteúdos da disciplina de biologia abordados nas aulas. Os resultados obtidos indicam que o professor mediador deve procurar alternativas por meio de práticas, que auxiliem a contextualização da teoria a fim de aperfeiçoar o aprendizado discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, BIOLOGIA, QUÍMICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID683_17052016235713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILDA GUEDES VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "NILDA GUEDES" "autor_email" => "nildagvasconcelos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CAMPUS CUITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17750 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 683 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA." "resumo" => "Com o objetivo de inovar o processo ensino aprendizagem usando como principal estratégia pedagógica a interdisciplinaridade. A química é aqui apresentada como ferramenta a ser utilizada na aplicação das aulas da componente curricular biologia. Este trabalho foi realizado na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, localizada na cidade de Cuité (PB) e teve como público alvo alunos do 1° e 2° anos do ensino médio a fim de elucidar a relação entre a química e a biologia, sob a ótica dos mesmos. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa desenvolvida em três etapas: um diagnóstico, através de um questionário direcionado ao público alvo dessa proposta, a fim de conhecer o perfil do aluno no ambiente da pesquisa aqui realizada; aplicação de experimentos nas turmas trabalhadas, com o fim de desenvolver e promover estratégias que permitissem ao discente entender a disciplina de biologia quando a química estiver presente, de forma mais compreensível, e perceber que a química está ativamente presente no dia-dia de cada um, e para finalizar, foi aplicado um novo questionário aos discentes, a fim de avaliar se as execuções dos experimentos ministrados contribuíram para uma melhor compreensão dos conteúdos da disciplina de biologia abordados nas aulas. Os resultados obtidos indicam que o professor mediador deve procurar alternativas por meio de práticas, que auxiliem a contextualização da teoria a fim de aperfeiçoar o aprendizado discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, BIOLOGIA, QUÍMICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID683_17052016235713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILDA GUEDES VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "NILDA GUEDES" "autor_email" => "nildagvasconcelos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CAMPUS CUITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }