Entendendo que a atual conjuntura nacional requer políticas públicas que objetivem a permanência do aluno na escola e que garantam qualidade no ensino. As políticas públicas educacionais brasileiras aplicadas nos últimos anos visam à permanência do aluno na escola, bem como a melhoria constante dos serviços prestados. Em paralelo a isso, a atual conjuntura em que se encontra o desenvolvimento científico-tecnológico implica em uma educação básica que visa compreender e agir sobre as determinações da vida social e produtiva, em uma perspectiva de emancipação humana da condição de exploração. Este projeto destaca a importância da utilização do jogo de xadrez na disciplina de Educação Física por meio do macrocampo de Participação Estudantil em integração com a disciplina de matemática para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da descoberta de regras e normas a serem seguidas no jogo no meio social ao qual os alunos estão inseridos. O projeto foi desenvolvido com os alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio PROEMI Professor Cícero Severo Lopes no município de São Domingos – Paraíba.