Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRATICANDO MATEMÁTICA: A MÁGICA COMO UM AGENTE AUXILIADOR DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: MATEMATICA, LUDICIDADE, PIBID Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16763
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1641
    "inscrito_id" => 4623
    "titulo" => "PRATICANDO MATEMÁTICA: A MÁGICA COMO UM AGENTE AUXILIADOR DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido por discentes do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, tendo como motivação a possibilidade de um momento prazeroso, em conexão com a matemática, em um projeto realizado no Lar São Domingos - uma instituição para crianças e adolescentes carentes do sexo masculino. Pensando no ensino de matemática, fugindo dos padrões tradicionais e usando os recursos que a mágica oferece é que surgiu a proposta de trabalhar uma metodologia usando a “matemágica”.  Consistindo em apresentar um show de mágicas, usando simples truques que envolvem ferramentas como números, cartas de baralho, dominós e dados, para mostrar e despertar no indivíduo o fato da matemática está envolvida nas mais diversas atividades - inclusive na mágica – e o interesse de estudar sobre a mesma."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MATEMATICA, LUDICIDADE, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID4623_07092015222748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIME EWERTON TENÓRIO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "J. EWERTON"
    "autor_email" => "jaime_ewerton@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16763
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1641
    "inscrito_id" => 4623
    "titulo" => "PRATICANDO MATEMÁTICA: A MÁGICA COMO UM AGENTE AUXILIADOR DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido por discentes do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, tendo como motivação a possibilidade de um momento prazeroso, em conexão com a matemática, em um projeto realizado no Lar São Domingos - uma instituição para crianças e adolescentes carentes do sexo masculino. Pensando no ensino de matemática, fugindo dos padrões tradicionais e usando os recursos que a mágica oferece é que surgiu a proposta de trabalhar uma metodologia usando a “matemágica”.  Consistindo em apresentar um show de mágicas, usando simples truques que envolvem ferramentas como números, cartas de baralho, dominós e dados, para mostrar e despertar no indivíduo o fato da matemática está envolvida nas mais diversas atividades - inclusive na mágica – e o interesse de estudar sobre a mesma."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MATEMATICA, LUDICIDADE, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID4623_07092015222748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIME EWERTON TENÓRIO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "J. EWERTON"
    "autor_email" => "jaime_ewerton@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo foi desenvolvido por discentes do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, tendo como motivação a possibilidade de um momento prazeroso, em conexão com a matemática, em um projeto realizado no Lar São Domingos - uma instituição para crianças e adolescentes carentes do sexo masculino. Pensando no ensino de matemática, fugindo dos padrões tradicionais e usando os recursos que a mágica oferece é que surgiu a proposta de trabalhar uma metodologia usando a “matemágica”. Consistindo em apresentar um show de mágicas, usando simples truques que envolvem ferramentas como números, cartas de baralho, dominós e dados, para mostrar e despertar no indivíduo o fato da matemática está envolvida nas mais diversas atividades - inclusive na mágica – e o interesse de estudar sobre a mesma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.