O presente texto apresenta uma pesquisa cujo objeto de estudo são os trabalhos monográficos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Pedagogia do O Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR). A pesquisa se insere numa perspectiva qualitativa de Educação, situada nas discussões referentes à formação de professores e suas implicações na prática docente. A pesquisa tem, por objetivo, identificar quais objetos de estudo foram selecionados pelos professores em formação em seus trabalhos monográficos de conclusão de curso? O corpus foi composto por oitenta e cinco resumos das monografias produzidas no ano de 2014 pelos professores em formação em Pedagogia do PARFOR da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Nazaré da Mata. A análise tem revelado uma particularidade singular desenvolvida pela Análise do Discurso de Linha Francesa (ORLANDI, 2007) visto que o sujeito tem importância vital, pois está inserido em uma conjuntura social, tomado em lugar social, histórico e ideologicamente marcado, um sujeito heterogêneo constituído por diferentes discursos. Os resultados revelam uma maior centralidade nos estudos voltados para linguagem, lúdico na sala de aula, áreas de conhecimentos específicos e relações interpessoais na escola. Percebemos quase um silenciamento nas demais temáticas, revelando que a leitura e escrita ainda são situações preocupantes e importantes para os professores em formação. Concluímos que os objetos tratados nas monografias são frutos do diálogo entre a teoria apreendida na instituição de ensino superior – PARFOR- e a prática vivenciada no ambiente de trabalho, refletindo e agindo sobre si e o outro.