Este trabalho propõe relatar as ações desenvolvidas a partir do projeto intitulado: Aulas lúdicas: Uma forma de minimizar o déficit de aprendizagem, que faz parte do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O projeto teve por objetivo promover a interação e a socialização dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola, dos cinco polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Município de Garanhuns – PE, minimizando dificuldades na aprendizagem, através da elaboração de material didático como ferramenta de apoio para a aprendizagem, no caso em questão a ferramenta: jornal. Foi analisada a proposta de educação inclusiva em um ambiente mais delimitado através de atividades em grupo em que cada criança desempenhou um papel ou tarefa para a realização de um objetivo comum, a fim de obter uma maior atenção e interação dos alunos através de aulas lúdicas dentro do contexto pedagógico. Foi constituída boa relação entre a Universidade e a escola do município através de experiências dentro da sala de aula, observando as principais dificuldades encaradas pelo professor e pelos estudantes, e viabilizar estratégias em conjunto com o orientador para melhorar o aprendizado dos estudantes, diminuindo algumas dificuldades de aprendizagem dentro da interação e reflexão através das nossas atividades relacionando teoria à prática, o objetivo do PIBID. As atividades foram realizadas no mês de julho 2011 a dezembro de 2011 durante o desenvolvimento do nosso projeto de pesquisa dentro do PIBID. Acreditamos que a participação por parte dos estudantes dentro do projeto ocorreu de maneira plena e aos poucos os mesmos desprendiam de algumas dificuldades dentro da interação e reflexão através das nossas atividades.