FAUSTINO, Jaine Galdino et al.. Simetria e artes visuais. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16955>. Acesso em: 22/11/2024 22:46
O presente trabalho trata-se de um artigo que faz parte de um portfólio acadêmico e foi o critério de aprovação do Projeto Integrador, este realizado pelos alunos do 3º período da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Que teve como objetivo central do foco estudar a simetria presente nas artes visuais. A partir de pesquisas realizadas, objetiva-se procurar o significado de simetria, seus conceitos e suas definições, assim onde se aplica dentro da matemática, e suas principais propriedades: Translação, rotação, reflexão e translação seguida de reflexão. Por fim identificar a simetria nas imagens, ou seja, nas fotos, pinturas, obras de artes e etc. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas, em relação a artigos científicos, monografias e livros. Sobre o conceito e a relação existente na Matemática, entre a simetria e as artes visuais que teve três objetivos centrais como foco de estudo. No primeiro momento foram feitas pesquisas com relação à História da simetria: onde e quando e quais foram às primeiras civilizações que utilizavam a simetria, de que forma elas eram utilizadas e para que fins. No segundo momento teve como foco pesquisar a simetria na Matemática, onde foram estudadas e conceituadas cada uma das suas principais propriedades (Reflexão, Rotação, Translação e Translação seguida de Reflexão), e como calcular algumas dessas propriedades. Por fim no terceiro momento foi investigado o uso e a presença da simetria nas artes visuais, onde podemos encontra-las e com podemos visualizar e identificar cada uma das simetrias os monumentos, prédios, pinturas, obras de artes em museus entre outros mais. Levando-se em conta a pesquisa realizada e o seus dados obtidos, conclui-se que a simetria desde o tempo antigo até os dias de hoje, é utilizada e encontrada de várias formas e em lugares possíveis, e ao longo do tempo ela tem realizado uma forte relação, e uma ligação precisa entre a matemática e as artes visuais, e que sua utilização quanto o seu estudo faz-se necessário em sala de aula para que aja por parte de alunos e professores um maior interesse e enriquecimento cultural nas escolas de nosso país, como também a realização de novas pesquisas cientifica para fortalecer e engrandecer este tema que por muitas vezes é pouco utilizado, sobre algo que tão importante tanto para a área da Matemática quanto na cultura, para que cada vez mais possa se obter conteúdos necessários o suficiente para uma melhor compreensão deste tema, que promove para o cidadão uma formação social e cultural dentro das escolas e fora delas.