Este artigo suscita reflexões acerca da educação e da cidadania buscando compreender as potencialidades das práticas escolares como um instrumento político de formação cidadã. A inquietação que instigou este estudo consiste em saber como acontece a construção da cidadania dos discentes a partir das práticas escolares. Objetiva analisar a partir da concepção dos docentes a influência das práticas escolares para a construção da cidadania dos discentes; identificar a compreensão dos docentes sobre a cidadania nas práticas escolares. A metodologia da pesquisa possui caráter qualitativo. Como instrumento metodológico utiliza-se a revisão bibliográfica à luz de teóricos que nos ajudaram a compreender a concepção de cidadania e a influência que a educação, e consequentemente, a escola proporcionam para a construção da formação da cidadania. Realiza-se ainda entrevistas estruturadas com três (03) professoras que atuam em uma escola pública no município de Caraúbas (RN) na perspectiva de buscar, nas falas dos entrevistados, compreensões acerca da formação da cidadania dos discentes a partir das práticas escolares e a concepção de cidadania considerada pelos docentes. O debate em questão nos fez compreender que a escola, com base na educação formal, é situada como um dos principais setores que contribui para a construção do exercício da cidadania do discente. Entretanto, consideramos que este debate ainda tem muito a desvelar sobre o verdadeiro exercício da cidadania e, consequentemente, da construção do seu exercício nos discentes por meio das práticas escolares.