Este trabalho trata-se de um estudo de caso resultante de um Estágio Básico da disciplina Processos Educacionais. Tem-se como objetivo apresentar um estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem e um possível déficit intelectual leve, sendo este um dos fatores que causam prejuízos das funções cognitivas. Como método fora utilizada a observação estruturada e a entrevista semi-estruturada. O aluno F. tem 14 anos, estuda no 5º ano do Ensino Fundamental I. Como possível hipótese diagnóstica, acredita-se que o aluno F. apresenta um deficiência intelectual leve; esta se refere ao funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. Faz-se necessário uma investigação mais sistemática para a possível elaboração de um diagnóstico, uma vez que o aluno não possui acompanhamento médico ou psicológico. Acrescenta-se que o estágio proporcionou aos alunos de psicologia a introdução no ambiente escolar, com um olhar crítico a fim de identificar os aspectos que envolvem os processos escolares.