O presente estudo teve por objetivo investigar as percepções dos alunos do Curso de Licenciatura em Letras – Inglês da Universidade Federal do Maranhão em relação à aquisição de conhecimentos referentes às suas qualificações profissionais. Realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva. No total, participaram 16 alunos. Sendo 13 pertencentes ao sexo feminino e 05 ao sexo masculino. Os instrumentos de coleta de dados compreenderam entrevistas semiestruturadas, realizadas através de um roteiro contendo 15 perguntas. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos escolheu o Curso por afinidade com a área, bem como reconhecem a importância do Inglês como Língua universal e por acreditarem que o referido Curso os possibilitaria o aprendizado da Língua Inglesa de maneira eficaz e, consequentemente, seus ingressos no mercado de trabalho como professores de Inglês. A maioria dos alunos se sente insatisfeitos devido à pouca valorização de aulas em língua estrangeira, carência de professores com formação adequada, bem como as aulas de inglês ficarem em segundo plano no Curso. O que contribui para uma precária qualificação profissional, visto que os esses não apresentam competência linguística em ler, ouvir, falar e escrever em inglês. Os alunos estão se graduando sem dominar o idioma. E os que possuem fluência dizem que não aprenderam com as aulas recebidas na Universidade.