O objetivo da pesquisa foi avaliar o processo de implementação das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08, nas escolas urbanas de ensino público (fundamental I), dos municípios de Areia e Arara/ PB, especificamente com foco sobre a implementação do estudo sobre a história da África e suas contribuições na cultura afro-brasileira. Foram aplicados questionários semi-estruturados, nas escolas pesquisadas, sendo 4 escolas em Areia e 3 em Arara, totalizando 7 escolas e 21 professores. A análise dos dados nos permite afirmar as principais dificuldades abordadas e os avanços promovidos desde que a lei foi promulgada. Os professores do município de Arara afirmaram conhecer as leis, bem como, estar inserida no currículo escolar, sendo proposta em eventos e atividades, como processo de formação escolar, conferências, palestras, e a utilização de livros que dão ênfase ao conteúdo da história africana. Entretanto, estes professores ainda apontaram as dificuldades no processo de ensino devido à falta de recursos; muitas vezes de interesse; a presença de preconceitos racial; a falta de conhecimento sobre a temática em discussão e a resistência por parte de alguns professores, o que muitas vezes, não contribui para a superação de comportamentos discriminatórios. Os professores da cidade de Areia e Arara afirmaram ter conhecimento, mas a implementação das leis ainda não está totalmente presente e há grande resistência por parte destes; além da falta de formação docente sobre a temática e a falta de materiais didático-pedagógicos que possam fortalecer às práticas de igualdade étnico-racial e a ampliação de práticas antirracistas.