Na América Latina, mormente no Brasil, as pesquisas que buscam inquirir sobre a perspectiva do tema "Colégios Diocesanos" a luz da Nova História Cultural e da História da Educação ainda se apresentam lacunares. De fato, pouco se discute este modelo de educação (diocesana), principalmente, sob a luz das reflexões e aportes teórico e metodológicos acima. Inferimos, primeiramente, que isso se deva ao fato de que as discussões nesta seara sejam recentes, teorias que emergiram e percorreram movimentos no sentido Europa/América Latina: Brasil. Posteriormente, realizamos uma análise partindo da investigação sobre artigos que se dedicaram a discutir aquele modelo instrucional a partir da História da Educação Confessional Brasileira. Fizemos um mapeamento on-line cujo ló cus de pesquisa foram as paginas oficiais dos seguintes eventos: Reunião Anual da ANPED (o Grupo de Trabalho de História da Educação), Revista do HISTED-BR e o Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Constatamos que do total de 2772 trabalhos investigados, apenas duas pesquisas discutem objetos vinculados ao tema problematizado. Ao analisarmos os dois trabalhos catalogados, percebemos que nenhumas das pesquisas utilizam as noções de práticas ou representações, conceitos esses formulados no campo epistemológico da Nova História Cultural.