BARCELLOS, Renata Da Silva De. O uso do whatsapp na aula de lp. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16609>. Acesso em: 23/11/2024 01:00
: O presente trabalho tem como objetivo discutir as possíveis contribuições do celular para as práticas do ensino da Língua Portuguesa, a partir do uso do aplicativo WhatsApp, no qual são compartilhadas postagens, links, recados etc., a fim de averiguar a assimilação dos diversos aspectos morfossintáticos e semânticos. A experiência está sendo realizada em uma escola tecnológica do Rio de Janeiro (CEJLL/NAVE) com educandos do 3° ano do ensino médio. Como, atualmente, interagem diariamente com as novas tecnologias, em especial, o celular, através do qual se passa o dia inteiro lendo e escrevendo, propomos seu uso a partir dos conteúdos propostos pelo Currículo Mínimo da SEE/RJ e da sua contribuição para o ensino da gramática e seus efeitos de sentido. Pretendemos realizar assim uma prática diferenciada do ensino da língua materna, de acordo com as orientações curriculares do Currículo Mínimo e dos PCN, das teorias da informação: Levy e Castellis e do ensino da disciplina: Castilho, Teixeira e Furst. A proposta parte de questionamentos feitos por nós para refletir sobre o porquê de os educandos estarem cada vez mais desmotivados. Realizam várias práticas através das tecnologias, mas, na sala de aula, mesmo utilizando muitas dessas, ainda assim não dialogam com os conteúdos ministrados. O resultado obtido até o momento com o uso da tecnologia, os educandos constroem melhor o conhecimento por estarem mais motivados.