Em nossas aulas de língua materna, sempre procuramos utilizar gêneros textuais, com a finalidade de endossar e tornar mais interessante o conteúdo estudado, mas não podemos esquecer que nossos alunos estão inseridos em um meio social, onde circulam diversos gêneros e que estes devem estar próximos e adequados a realidade dos discentes, tendo isso em vista, vimos à necessidade de estudarmos e aplicarmos em sala de aula o gênero charge . Tendo, como principal objetivo analisar e discutir as influências desse gênero na formação de leitores e cidadãos críticos atuantes na sociedade. Para tanto elaboramos uma sequência didática composta de dez aulas com cinco encontros em três turmas de 8° ano do ensino fundamental numa escola pública da cidade de Aroeiras-PB. Nossa pesquisa baseia-se nos postulados teóricos: Schneuwly e Dolz, como também no uso dos documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Portuguesa (PCN, 2000;) Por concebermos que o ensino de leitura crítico e significativo deve retirar do aluno aquilo que ele sabe, acrescendo a este conhecimento, o gênero Charge, por está diretamente ligado a fatos cotidianos, tornam-se uma forma de lançar mão dos conhecimentos acerca da críticidade com relação ao que leem, que eles já possuem, mas que por muitas vezes não desenvolvem em sua formação escolar, na maioria das vezes por não serem estimulados a isso, somando-os aos que utilizam desde sempre, mas que eles desconheciam a existência.
Palavras-chave: Estudo de gênero. Leitura crítica. Ensino de Língua.