DIAS, Ana Carolina Lucena et al.. O lúdico no auxílio do ensino de física. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16471>. Acesso em: 22/11/2024 22:10
Um dos grandes desafios do ensino de forma geral e de forma específica ligados aos conteúdos de ciências é a falta de motivação dos alunos em relação aos temas apresentados a eles, devido à metodologia utilizada pelo professor e desconectada da realidade dos alunos. As mudanças ocorridas na sociedade não têm sido acompanhadas por uma mudança de conduta dos professores, no que diz respeito à forma de exposição dos conteúdos. Dentro dessa perspectiva, neste trabalho apresentamos uma proposta de inserção de conceitos de física utilizando as regras de um jogo da memória para criar um ambiente interativo. Nesta atividade foram utilizadas 36 cartas que possuem conceitos e relações físicas, que deviam ser relacionadas pela correspondência e não pela similaridade de imagens. A atividade realizada aumentou a participação dos alunos, bem como a motivação deles para compreensão dos fenômenos físicos discutidos em sala.