O presente artigo objetiva analisar as possibilidades de fundamentação e orientação proporcionadas pela literatura hermenêutica à Educação. Pautamo-nos ao longo da escrita, em uma pesquisa bibliográfica, de cunho teórico-metodológico, pelo qual o trabalho estrutura-se através de dois tópicos temáticos de discussão.O primeiro referente a uma abordagem histórica do surgimento, do significado e da evolução da hermenêutica como uma ciência de investigação interpretativa. O segundo contextualiza a hermenêutica no campo das ciências humanas, pela qual estabelecemos uma aproximação reflexiva com a educação, por meio das suas possibilidades no processo de desenvolvimento do homem enquanto ser no mundo e do mundo, como também, sua evolução na produção e aquisição do conhecimento. Nessa perspectiva, uma das intenções do presente trabalho é compreender o processo de construção e evolução da hermenêutica e sua relevante contribuição para o desenvolvimento humano, no tocante à sua constante produção do conhecimento. O estudo apontou a influência e contribuição relevante da hermenêutica para as ciências humanas, aproximando-a da educação. Enquanto horizonte interpretativo, ambas se relacionam no tocante às possibilidades de produzir interpretação na dimensão formativa do homem. Para tal fim, utiliza-se da linguagem como carro-chefe do processo dialógico da práxis educativa.Portanto, podemos falar sobre a hermenêutica desde sua gênese, quando se limitava a interpretação de cunho teológico e filosófico, estendendo-se aos campos jurídico e literário e, posteriormente, às ciências humanas. Entretanto, foi feito sucintamente uma reflexão sobre a trajetória histórica da hermenêutica e sua relação de proximidade com a educação, na perspectiva de formação e compreensão humana.