ALVES, Tatiane Lemos et al.. Letramento e biblioteca escolar. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16239>. Acesso em: 05/11/2024 14:07
Este trabalho integra uma pesquisa no Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos / Universidade do Estado da Bahia (em andamento), e tem como objetivo compreender o estado da arte sobre a biblioteca escolar e o letramento a partir da análise das dissertações e teses produzidas nas mais diversas áreas do conhecimento, assim como se constitui a relação entre estas duas temáticas ao longo dos estudos. Assim, este artigo apresenta as considerações a cerca da biblioteca escolar desde a sua criação pelas ordens religiosas até sua situação atual. Destaca a importância da biblioteca para a sociedade, e em particular para as instituições educacionais. Para tanto o estudo foi desenvolvido através de uma fundamentação teórica sobre biblioteca escolar e letramento e a relação estabelecida entre estes dois eixos, traçadas a partir da constituição do estado da arte no Banco de Teses da Capes. A relevância deste estudo constitui-se na possibilidade de levantar como está sendo pensada a relação entre a biblioteca escolar e o letramento, no sentido de incentivar este diálogo para que a biblioteca assuma o papel de agência na promoção do letramento. Como resultado identificou-se que nas discussões proporcionadas pelas pesquisas, a biblioteca não é vista ainda como espaço dinâmico, possível para o desenvolvimento das práticas e eventos de letramento. E por fim, este levantamento permitiu compreender as dinâmicas e trajetórias dos estudos sobre biblioteca escolar e letramento produzidas no nosso país.