Identifica-se na atualidade, especificamente no âmbito escolar, crianças e adolescentes emitindo comportamentos inadequados, agressivos e violentos. A literatura aponta o quanto que a violência escolar interfere no processo de ensino-aprendizagem, deixando professores com sérias dificuldades de trabalhar com alunos indisciplinados e agressivos. Este trabalho tem como objetivo analisar como vem ocorrendo os comportamentos indisciplinados e agressivos no meio escolar proporcionando uma discussão acerca dos problemas encontrados no sistema educacional, que estão comprometendo o processo de ensino-aprendizagem. Estas questões foram observadas e analisadas por meio de um estágio realizados por alunos do 5° período do Curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria, na escola Municipal Matias Duarte Rolim, na cidade de Cajazeiras-PB, com alunos do 3° ano do ensino fundamental I. O estágio teve uma carga horaria de 32 horas. Para a coleta de dados foi usado como instrumentos observações sistemáticas em uma sala de aula, como também, foi aplicada uma entrevista semiestruturada à professora responsável pela sala em questão. Ao final do estágio foi feito uma intervenção com as crianças, trabalhando as mais diversas formas de responsabilidades da mesma, para que elas possam cumprir com seus deveres, respeitando o próximo, discutindo os diversos tipos de comportamentos emitidos ao longo do estágio. Desta forma, propõem-se um repensar do acompanhamento das famílias diante da escolarização dos seus filhos, como também, novas práticas educacionais voltadas para o desenvolvimento, cognitivo, emocional e social das crianças e adolescentes.