A eliminação de barreiras arquitetônicas tem sido um grande desafio para a inclusão escolar em diferentes redes de ensino. Considerando as Normas Brasileiras que tratam da acessibilidade para todas as pessoas aos diferentes segmentos sociais, este artigo tem por objetivo analisar as barreiras arquitetônicas das escolas públicas, localizadas no município de Areia, estado da Paraíba, as quais foram dadas nomes fictícios para preservação da privacidade das escolas visitadas, sendo nomeadas como: Escola Cadeira de Roda, Escola Barra de Apoio, Escola AEE, e Escola Rampa de Acesso. Para análise foram realizadas visitas nas escolas tanto da zona urbana quanto da zona rural do município de Areia-PB. Em que as informações foram coletadas através de observações diretas e captado medidas das estruturas físicas das instituições. No decorrer das visitas foram encontradas diversas barreiras que dificultam o acesso do aluno com necessidades educativas especiais a desenvolverem suas atividades escolares. Um dos objetivos mencionado pela norma da ABNT é proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura de diferentes ambientes, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos. De acordo com os resultados pode-se analisar que as normas da ABNT não estão sendo totalmente atendida dentro das estruturas física das escolas analisadas.