Este artigo tem como objetivo apresentar uma sucinta discussão sobre a relação entre teoria é prática, no que diz respeito ao trabalho docente, e uma possível disparidade entre estes dois âmbitos, tendo em vista que tal relação constitui um importante aspecto a ser levado em consideração na formação de professores. Buscaremos apresentar alguns elementos de discordância entre a escola ideal, em que se fundamentam algumas discussões teóricas recorrentes em cursos de licenciatura e as condições concretas do trabalho docente. A formação que por vezes é oferecida ao futuro docente prepara-o apenas para lidar com uma escola fantasiosa e imaginária, uma escola idealizada, tal formação tem se mostrado problemática, pois o professor recém-formado ao se deparar com toda concretude de uma sala de aula sente-se desnorteado e inseguro, tendo em vista que a formação que este teve não o preparou para lidar com toda a complexidade de um ambiente escolar. Sendo assim, podemos nos perguntar, será que a formação oferecida pelos cursos de licenciatura é adequada para preparar os futuros professores? Será que esta os prepara para lidar com as condições reais do exercício da docência? E quais problemas e deficiências presentes nas licenciaturas podem ser responsáveis por uma má formação dos professores? Com o intuito de responder tais questões será empreendida uma pesquisa bibliográfica, tendo como base de leitura autores que estudaram e pesquisaram sobre a formação de professores. A investigação desenvolvida neste trabalho tem a relevância de enriquecer a discussão entre teoria e prática, no que se refere à formação de professores, tendo em vista que a disparidade entre estes dois âmbitos pode ser prejudicial para a formação do futuro educador. Assim, entendemos que suscitar uma discussão desta natureza alargará nossa compreensão sobre a formação de professores, permitindo-nos assim pensar de quais modos esta poderia se dar de forma mais completa e eficaz.