Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS HÁBITOS DA LEITURA NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, METODOLOGIAS DE ENSINO, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16017
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 857
    "inscrito_id" => 4029
    "titulo" => "ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS HÁBITOS DA LEITURA NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo ajudar os professores do Ensino Fundamental na busca por alternativas que levem os alunos ao desenvolvimento do hábito da leitura para se tornarem leitores assíduos, fluentes, críticos e ousados, ou seja, alunos letrados e não apenas alfabetizados. Sabe-se que atualmente este incentivo é uma tarefa difícil, portanto o apoio da família, o conhecimento de estratégias, o apoio dos estudos teóricos e práticos, pode contribuir para o processo educativo, especialmente para que proporcione a prática da leitura nos educandos. A metodologia é do tipo bibliográfica e tem a contribuição dos escritos de: Freire (1987), Soares (2003, 2004) e outros, que  deram embasamento ao texto e  sugeriram metodologias que colaboraram com as ações docentes, dispondo também de uma pesquisa de campo com entrevistas estruturadas com alunos e professores, numa escola privada do município de Aracati, que tornou concreto o estudo para os objetivos propostos, que foram alcançados. Os resultados puderam evidenciar que: as estratégias podem contribuir muito a prática docente; o estudo em campo relacionou e confirmou os escritos de forma a acrescentar e divulgar um trabalho com êxito no aspecto de habituar a prática da leitura nos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, METODOLOGIAS DE ENSINO, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID4029_17082015161712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELANE SILVÉRIO MAIA DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "HELANE"
    "autor_email" => "helanemaia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UECE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO CEARÁ/ FVJ FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16017
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 857
    "inscrito_id" => 4029
    "titulo" => "ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS HÁBITOS DA LEITURA NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo ajudar os professores do Ensino Fundamental na busca por alternativas que levem os alunos ao desenvolvimento do hábito da leitura para se tornarem leitores assíduos, fluentes, críticos e ousados, ou seja, alunos letrados e não apenas alfabetizados. Sabe-se que atualmente este incentivo é uma tarefa difícil, portanto o apoio da família, o conhecimento de estratégias, o apoio dos estudos teóricos e práticos, pode contribuir para o processo educativo, especialmente para que proporcione a prática da leitura nos educandos. A metodologia é do tipo bibliográfica e tem a contribuição dos escritos de: Freire (1987), Soares (2003, 2004) e outros, que  deram embasamento ao texto e  sugeriram metodologias que colaboraram com as ações docentes, dispondo também de uma pesquisa de campo com entrevistas estruturadas com alunos e professores, numa escola privada do município de Aracati, que tornou concreto o estudo para os objetivos propostos, que foram alcançados. Os resultados puderam evidenciar que: as estratégias podem contribuir muito a prática docente; o estudo em campo relacionou e confirmou os escritos de forma a acrescentar e divulgar um trabalho com êxito no aspecto de habituar a prática da leitura nos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, METODOLOGIAS DE ENSINO, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID4029_17082015161712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELANE SILVÉRIO MAIA DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "HELANE"
    "autor_email" => "helanemaia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UECE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO CEARÁ/ FVJ FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho tem como objetivo ajudar os professores do Ensino Fundamental na busca por alternativas que levem os alunos ao desenvolvimento do hábito da leitura para se tornarem leitores assíduos, fluentes, críticos e ousados, ou seja, alunos letrados e não apenas alfabetizados. Sabe-se que atualmente este incentivo é uma tarefa difícil, portanto o apoio da família, o conhecimento de estratégias, o apoio dos estudos teóricos e práticos, pode contribuir para o processo educativo, especialmente para que proporcione a prática da leitura nos educandos. A metodologia é do tipo bibliográfica e tem a contribuição dos escritos de: Freire (1987), Soares (2003, 2004) e outros, que deram embasamento ao texto e sugeriram metodologias que colaboraram com as ações docentes, dispondo também de uma pesquisa de campo com entrevistas estruturadas com alunos e professores, numa escola privada do município de Aracati, que tornou concreto o estudo para os objetivos propostos, que foram alcançados. Os resultados puderam evidenciar que: as estratégias podem contribuir muito a prática docente; o estudo em campo relacionou e confirmou os escritos de forma a acrescentar e divulgar um trabalho com êxito no aspecto de habituar a prática da leitura nos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.