Este trabalho tem como objetivo ajudar os professores do Ensino Fundamental na busca por alternativas que levem os alunos ao desenvolvimento do hábito da leitura para se tornarem leitores assíduos, fluentes, críticos e ousados, ou seja, alunos letrados e não apenas alfabetizados. Sabe-se que atualmente este incentivo é uma tarefa difícil, portanto o apoio da família, o conhecimento de estratégias, o apoio dos estudos teóricos e práticos, pode contribuir para o processo educativo, especialmente para que proporcione a prática da leitura nos educandos. A metodologia é do tipo bibliográfica e tem a contribuição dos escritos de: Freire (1987), Soares (2003, 2004) e outros, que deram embasamento ao texto e sugeriram metodologias que colaboraram com as ações docentes, dispondo também de uma pesquisa de campo com entrevistas estruturadas com alunos e professores, numa escola privada do município de Aracati, que tornou concreto o estudo para os objetivos propostos, que foram alcançados. Os resultados puderam evidenciar que: as estratégias podem contribuir muito a prática docente; o estudo em campo relacionou e confirmou os escritos de forma a acrescentar e divulgar um trabalho com êxito no aspecto de habituar a prática da leitura nos alunos.