Dos vários tipos de pesquisa científica, destacamos a pesquisa-ação como um tipo conveniente de se fazer pesquisa em que a prática do pesquisador seja a realidade a ser investigada, uma vez que essa caracterização de pesquisa possibilita a compreensão e transformação das práticas educacionais. A partir dessa compreensão é que em uma experiência, como professoras orientadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes do Curso de Pedagogia, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, oferecido pela Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte, foi proposta a pesquisa-ação, para subsidiar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, tendo em vista que nossas experiências na condução dessa elaboração tem nos permitido observar as inquietações e dificuldades dos/as estudantes-professores/as para a entrega e apresentação desse trabalho. A proposta apontou que os cursos de formação docente poderão estimular uma atitude reflexiva e crítica nos estudantes-professores/as, onde o estágio supervisionado se constitui como possibilidade de integração entre saberes teóricos e práticos, oportunizando um processo investigativo que demanda ao estudante- professor, sujeito atendido pelo PARFOR, observar a própria prática e transformá-la em problemática de pesquisa. Além disso, foi percebido o quanto foi mais fácil a elaboração do referido trabalho, pelo estudante-professor e a percepção do grupo de professores, que ministram essa disciplina e da necessidade de uma maior integração entre os educadores do referido Curso, responsáveis pelas disciplinas Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, Projeto de Pesquisa e professores/as orientadores/as do TCC.