A pesquisa objetiva compreender e refletir sobre a inserção de novas tecnologias no cotidiano escolar. Atualmente, diante das novas maneiras de compreender, perceber, sentir e de aprender, ao se considerar relevante o aprofundamento e o conhecimento em relação à formação de docentes para o uso de novas tecnologias educacionais, faz-se necessário analisar a postura cabível ao professor no momento atual, bem como entender os aspectos que possam interferir nesse processo. Reconhecendo que a educação está ligada a evolução da própria sociedade, analisa-se que a escola e os meios tecnológicos de comunicação assemelham-se, porque tratam da realidade e ambos são locais de aquisição de saberes, assim exige-se do professor novas habilidades e conhecimentos que o habilitem a atuar como mediador na construção do conhecimento na era da tecnologia. Pontuando problemáticas e apontando contribuições, com o intuito de oferecer suportes para que o docente conduza sua práxis, unindo o ensino aos novos recursos didáticos, sem reduzir as tecnologias a uma perspectiva de legitimar os ideais da democracia nos contextos escolares. As tecnologias de informação e/ou comunicação possibilitam que a escola estimule o aluno à busca de um novo saber, visto que as novas tecnologias já fazem parte do seu cotidiano. Tendo isso posto, faz-se necessário refletir e analisar algumas estratégias e competências usadas e atribuídas aos professores em sala de aula, com o interesse de estimular algumas mudanças e melhorias na prática de ensino, oportunizando novas possibilidades de nortear o aprendizado dos alunos.