Este trabalho trata as contribuições do cinema nos processos formativos e representacionais durante o desenvolvimento de alunos na instituição escolar. Dessa forma, é apresentada a concepção de formação e representação audiovisual como uma etapa por onde os alunos serão treinados para realizar leituras das imagens em movimento a partir de filmes que incorporem na narrativa fílmica aspectos e códigos caros ao comportamento dos discentes. Esse sistema tem em vista empreender, no espaço escolar, a união entre a teoria – a leitura e a desconstrução de imagens – e a prática – a confecção de produtos audiovisuais. Por meio do visionamento de filmes se dá a formação de espectadores críticos acerca das imagens projetadas nos filmes, fomentando assim, por meio do cinema, o debate sobre o que é representado na tela como algo real e universal. Em síntese, esse ensaio visa a contribuição teórica sobre a temática do cinema e seus aspectos formativos e representacionais, apresentando um painel geral acerca do cinema como ferramenta de ensino em sala de aula, assim como também um conceito que se aplica no campo das artes no espaço escolar, em sua perspectiva formativa e representacional.