EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA–PIBID/UEPB
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1552 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA–PIBID/UEPB" "resumo" => "Este relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante a realização da Gincana Corpo e Movimento, realizada com uma turma do 6º ano do ensino fundamental I, numa aula de Educação Física, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande - PB. Tal gincana buscou promover a ludicidade através do estímulo à prática do movimento humano, considerando aspectos históricos e socioculturais relacionados à Educação Física Escolar e a construção do conhecimento nas aulas de Educação Física. É importante destacar que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem proporcionando aos licenciandos de Educação Física a vivência, de forma articulada, do ensino, pesquisa e extensão universitária, fundamentando e fortalecendo a docência em toda a sua plenitude e amplitude. Destacamos ainda, que o contato com a docência proporciona a estes alunos a troca de experiências, bem como a construção do conhecimento através das vivências e experiências compartilhadas no âmbito das escolas públicas, o que se pode considerar de extrema relevância no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o desenvolvimento dos conteúdos e conhecimentos da Educação Física Escolar na perspectiva da cultura corporal, tem contribuído para construção de uma educação problematizadora e transformadora, onde todos os envolvidos neste processo compreendem o porquê do conteúdo/conhecimento desenvolvido de forma consciente. Diante deste contexto, com a realização da gincana foi possível perceber a interação entre alunos da turma envolvida, professoras, funcionários da escola, supervisor e coordenadora do PIBID. Ainda, destaca-se a importância do planejamento e discussões para as atividades a serem desenvolvidas, uma vez que a gincana tinha como proposta o desenvolvimento de conteúdos da Educação Física na perspectiva da cultura corporal. Já que foram abordados os conteúdos jogos e dança, além de conhecimentos sobre a Educação Física que foram discutidos anteriormente com os alunos. Com a vivência da gincana foi possível perceber a importância do planejamento prévio a partir dos referenciais e orientações curriculares para o ensino da Educação Física, para que tais atividades possam interferir de maneira positiva da formação e educação dos alunos na fase escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYSE BORGES COSTA" "autor_nome_curto" => "THAYSE" "autor_email" => "thayseborges.c@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1552 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA–PIBID/UEPB" "resumo" => "Este relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante a realização da Gincana Corpo e Movimento, realizada com uma turma do 6º ano do ensino fundamental I, numa aula de Educação Física, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande - PB. Tal gincana buscou promover a ludicidade através do estímulo à prática do movimento humano, considerando aspectos históricos e socioculturais relacionados à Educação Física Escolar e a construção do conhecimento nas aulas de Educação Física. É importante destacar que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem proporcionando aos licenciandos de Educação Física a vivência, de forma articulada, do ensino, pesquisa e extensão universitária, fundamentando e fortalecendo a docência em toda a sua plenitude e amplitude. Destacamos ainda, que o contato com a docência proporciona a estes alunos a troca de experiências, bem como a construção do conhecimento através das vivências e experiências compartilhadas no âmbito das escolas públicas, o que se pode considerar de extrema relevância no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o desenvolvimento dos conteúdos e conhecimentos da Educação Física Escolar na perspectiva da cultura corporal, tem contribuído para construção de uma educação problematizadora e transformadora, onde todos os envolvidos neste processo compreendem o porquê do conteúdo/conhecimento desenvolvido de forma consciente. Diante deste contexto, com a realização da gincana foi possível perceber a interação entre alunos da turma envolvida, professoras, funcionários da escola, supervisor e coordenadora do PIBID. Ainda, destaca-se a importância do planejamento e discussões para as atividades a serem desenvolvidas, uma vez que a gincana tinha como proposta o desenvolvimento de conteúdos da Educação Física na perspectiva da cultura corporal. Já que foram abordados os conteúdos jogos e dança, além de conhecimentos sobre a Educação Física que foram discutidos anteriormente com os alunos. Com a vivência da gincana foi possível perceber a importância do planejamento prévio a partir dos referenciais e orientações curriculares para o ensino da Educação Física, para que tais atividades possam interferir de maneira positiva da formação e educação dos alunos na fase escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYSE BORGES COSTA" "autor_nome_curto" => "THAYSE" "autor_email" => "thayseborges.c@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }