DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA: UMA ANÁLISE POR GÊNERO
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O processo de aquisição dessas habilidades pode acontecer por meio de experiências e programas estruturados de atividade física. O gênero parece ser uma variável associada ao desempenho de habilidades motoras, provocando diferenças de desempenho em diferentes tarefas. O objetivo desse estudo é verificar se existem diferenças no desempenho motor entre meninos e meninas que praticam atividade física sistematizada. Esse estudo analisou uma amostra representativa das crianças em idade pré-escolar da cidade do Recife. Foram incluídos nesse estudo todos os sujeitos que completaram os testes locomotores ou de controle de objetos no Test of Gross Motor Development -2 (TGMD-2) e tiveram autorização pelos pais ou responsáveis; os grupos das habilidades locomotoras foram formados por 26 meninos e 20 meninas, e os de controle de objetos foram formados por 21 meninos e 21 meninas. 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