A UTILIZAÇÃO DE PROJETOS COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA REALIDADE VIVENCIADA NO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15355 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1187 "inscrito_id" => 6028 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PROJETOS COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA REALIDADE VIVENCIADA NO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "A disciplina de Estágio Supervisionado é de grande importância na formação docente, pois permite ao aluno uma visão crítica e reflexiva em função da realidade escolar. Nesse contexto, dentro da disciplina de Estágio Supervisionado II, do Curso de Química-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco procurou-se descrever a importância do estágio para a formação docente, onde o estagiário pôde vivenciar uma problemática no ensino de química e consequentemente intervir em tal situação. Foi aplicada uma sequência didática para 40 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Caruaru-PE, com duração total de 6 horas. Buscou-se envolver nas questões situações problemas relacionadas ao cotidiano do aluno e questões simples com o objetivo de avaliar se a atividade foi eficiente no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos ácidos-bases. Os resultados obtidos mostram que a intervenção do estagiário, através da contextualização dos conceitos químicos, proporcionou uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação e desinteresse dos alunos é a principal causa do grande número de reprovação e evasão no Ensino Básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, QUÍMICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID6028_01092015171948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH EMANUELLE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SARAH EMANUELLE" "autor_email" => "manu_sarinhah@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15355 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1187 "inscrito_id" => 6028 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PROJETOS COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA REALIDADE VIVENCIADA NO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "A disciplina de Estágio Supervisionado é de grande importância na formação docente, pois permite ao aluno uma visão crítica e reflexiva em função da realidade escolar. Nesse contexto, dentro da disciplina de Estágio Supervisionado II, do Curso de Química-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco procurou-se descrever a importância do estágio para a formação docente, onde o estagiário pôde vivenciar uma problemática no ensino de química e consequentemente intervir em tal situação. Foi aplicada uma sequência didática para 40 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Caruaru-PE, com duração total de 6 horas. Buscou-se envolver nas questões situações problemas relacionadas ao cotidiano do aluno e questões simples com o objetivo de avaliar se a atividade foi eficiente no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos ácidos-bases. Os resultados obtidos mostram que a intervenção do estagiário, através da contextualização dos conceitos químicos, proporcionou uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação e desinteresse dos alunos é a principal causa do grande número de reprovação e evasão no Ensino Básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, QUÍMICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID6028_01092015171948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH EMANUELLE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SARAH EMANUELLE" "autor_email" => "manu_sarinhah@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }