Este trabalho trata-se de uma análise dos resultados de um minicurso ministrado na Semana de Integração do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba em fevereiro de dois mil e quinze, à luz da Resolução de Problemas e da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). O minicurso teve como propósito o ensino de Análise Combinatória através da Resolução de Problemas. Houve a participação de oito alunos, e esses foram divididos em três grupos – dois grupos com três alunos cada, e um grupo com dois alunos, apenas. No decorrer da aula, percebeu-se a importância da Resolução de problemas para a promoção de empenho e engajamento dos graduandos no ensino de matemática. As Fórmulas do conteúdo matemático em questão não foram apresentadas, de início, aos alunos. A intenção foi fazer com que eles, através da resolução de problemas, compreendessem e desenvolvessem os conceitos de arranjo e de combinação, e isso foi percebido ao longo do minicurso. Por outro lado, observou-se que a consideração da Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos pode proporcionar uma divisão mais criteriosa dos grupos, de forma a promover um maior envolvimento e compartilhamento de conhecimento entre eles. De modo geral, verificamos que, diferentemente de uma aula puramente expositiva - na qual os alunos são submetidos a uma gama de fórmulas sem sentido - o ensino de análise combinatória através da resolução de problemas, e considerando a ZDP dos discentes, pode favorecer um engajamento e aprendizado considerável entre licenciandos de matemática.