A presente pesquisa partiu do seguinte contexto: a presença de universitários africanos que vem ao Brasil para complementarem seus estudos a nível superior através do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). Trata-se do recorte de uma pesquisa de iniciação científica que foi iniciada em agosto de 2014 e foi concluída em julho de 2015. Tem por objetivo analisar como se desenvolve a socialização acadêmica dos estudantes africanos vinculados ao Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) no campus Campina Grande da Universidade Federal de Campina Grande. É uma pesquisa qualitativa que utiliza como instrumentos de coleta de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada. Para o processo de análise, foi utilizada a técnica de análise de discurso. Atualmente, na UFCG estão matriculados 20 estudantes vinculados ao PEC-G, destes, 18 são de países africanos, dentre estes, a maioria de estudantes é de Cabo Verde. A análise do material, resultante da observação participante e das entrevistas narrativas com esses estudantes, mostrou que há a um distanciamento entre africanos e brasileiros dentro da universidade, fruto não só do preconceito, como também da falta de apoio da Universidade Federal de Campina Grande na socialização desses estudantes. A falta de apoio da Universidade influencia diretamente na adaptação e permanência dos alunos africanos no Brasil, por isso é importante a implementação de políticas de socialização dentro da universidade para melhor desenvolvimento acadêmico dos estudantes.