Resumo
Este estudo relaciona-se com as disciplinas consideradas as “ciências fontes da educação” ou “ciências da educação”. O enredo textual gira em torno do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná. Através dos conteúdos analisados nos Relatórios Anuais do curso a partir de sua implantação, em 1960, recortamos alguns aspectos relevantes para tornar possível a discussão em foco. Objetiva-se apontar algumas reflexões da presença das disciplinas consideradas de fundamentos da educação, como a Biologia, Psicologia e Sociologia durante a década de 1960. Compreendendo que a educação não é uma ciência autônoma, essas disciplinas realizaram o desígnio de constituir uma ciência do homem e colaborar, através da renovação do ensino, com a profissionalização do magistério, pois a criação de uma nova cultura pedagógica no professorado e a incorporação de novos saberes e hábitos começaram a ser implantados em conformidade com os novos moldes. Nesse contexto, a pedagogia adquire a cientificidade através de uma base científica sólida, compreendendo ser fundamental os processos de formação humana. Os professores (as), qualificados (as), poderiam ter mais claros os fins da educação escolar e das técnicas necessárias, formando os alunos (as) segundo os parâmetros que se almejava na época. As disciplinas que fizeram parte da formação dos pedagogos (as) nos informam que sua preparação se daria à luz dos métodos e técnicas da ciência, acompanhando a pedagogia moderna que visava adequar o ensino brasileiro às novas exigências do mundo capitalista.