As conquistas alcançadas pelos movimentos sociais vêm garantindo aos povos do campo o reconhecimento social do direito ao trato diferenciado (BRASIL, 2010; MUNARIM, 2008; ARROYO, 2012). Nessa investigação, buscamos compreender a relação entre o trajeto formativo dos educadores do campo e os dispositivos utilizados por estes sujeitos na organização do trabalho escolar. O estudo contou com um público de 95 participantes, pertencentes à rede de escolas municipais do campo de Panelas/PE. A pesquisa utilizou diferentes instrumentos de coleta de dados, entre eles: o questionário, a entrevista semi-estruturada e o seminário temático. A aproximação com os educadores do campo que atuam nas multiturmas contribuiu com o mapeamento do trajeto formativo e as estratégias utilizadas para a organização do trabalho escolar no contexto campesino. O ato de planejar e replanejar as atividades, bem como a utilização de dinâmicas e instrumentos utilizados pelos educadores das multiturmas, enfatizam que o trabalho exclusivo com os conteúdos programáticos é insuficiente para alavancar o processo formativo do sujeito aprendente.