Este artigo apresenta resultados de ações realizadas no âmbito do Programa de Licenciaturas- Prolicen/2015, intitulado Informática Educativa na Escola: utilização do Geogebra no desenvolvimento de conteúdos matemáticos do Ensino Médio, no contexto do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem como objetivo revelar os desafios de uma escola pública para a integração do uso das tecnologias em aulas de Matemática do Ensino Médio. O projeto ocorreu em uma Escola pública da cidade de Guarabira no Estado da Paraíba e foi desenvolvido a partir da aproximação da equipe do projeto com a realidade escolar e a elaboração de um diagnóstico considerando dados gerais da escola, dos alunos e dos professores e da inserção das tecnologias nas aulas de Matemática. A pesquisa refere-se a um estudo de caso quanto à coleta de dados e a uma pesquisa exploratória, em virtude dos seus objetivos. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados pela equipe do projeto aos diretores, alunos e professores da escola. De forma geral, podemos afirmar que muitos alunos da escola e até mesmo um dos professores entrevistados nunca vivenciaram aulas no laboratório de informática, nunca utilizaram recursos tecnológicos no estudo da Matemática e nem tão pouco conhecem softwares educativos, embora a Escola possua um laboratório de informática. Refletimos com isso a necessidade de incentivar escolas públicas e seus professores para uma mudança no ensino de Matemática com o uso de tecnologias digitais aplicadas à educação.