Esta pesquisa aborda sobre a importância da formação dos intérpretes educacionais de Libras e sua polivalência. O objetivo geral é analisar a percepção desses profissionais que atuam na cidade de Caruaru-PE, sobre os aspectos da polivalência na sua atividade profissional, e desta identificar as dificuldades encontradas na sua atuação, quais os mecanismos desenvolvidos por eles para superar estas dificuldades e analisar a importância da sua formação para se trabalhar de forma polivalente. Foi realizado um estudo descritivo, exploratório, empregando a abordagem qualitativa e para obter as informações, optamos pelo questionário semiestruturado, que foi enviado para 40 intérpretes educacionais, porém, obtivemos apenas a resposta de 21. Os dados evidenciaram que o intérprete educacional não está preparado para trabalhar de forma polivalente, pois precisa de uma formação mais adequada e especifica. Enfim, apesar de haver alguma formação entre os participantes da pesquisa, é claro que suas formações ainda não estão voltadas, de fato, para a sua atuação como intérpretes dentro do âmbito educacional. Conclui-se que o papel do intérprete no contexto educacional inclusivo é importantíssimo para os surdos, porque é através deste profissional que podemos destacar a relevância e contribuição que ele traz no processo de ensino/aprendizagem destes alunos, fazendo com que esse processo ocorra de forma mais eficaz e segura, é importante que estes profissionais se unam para requerer e enviar propostas de formação e capacitação mais específicas dentro da área de atuação de acordo com cada disciplina ou área, e enviar para o poder executivo Municipal e Estadual.